Angola

comentários
Angola é um país da costa ocidental da África, cujo território principal é limitado a norte e a leste pela República Democrática do Congo, a leste pela Zâmbia, a sul pela Namíbia e a oeste pelo Oceano Atlântico. Angola inclui também o enclave de Cabinda, através do qual faz fronteira com a República do Congo, a norte. Para além dos vizinhos já mencionados, Angola é o país mais próximo da colónia britânica de Santa Helena. Uma antiga colónia de Portugal, foi colonizada no século XV, e permaneceu como sua colónia até à independência em 1975. O primeiro europeu a chegar a Angola foi o explorador português Diogo Cão. Sua capital e maior cidade é Luanda.
O país é o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamante da África Subsaariana,mas seu povo é pobre.Segundo o Fundo Monetário Mundial, mais de US$ 4 bilhões teriam sumido da tesouraria de Angola na década de 2000. Em 2000 foi assinado um acordo de paz com a FLEC, uma guerrilha que luta pela libertação de Cabinada,que ainda está ativo. Daquela região,sai aproximadamente 65% do petróleo de Angola.
Capital: Luanda
Língua oficial: português
Nome oficial: República de Angola
Descrição da bandeira: a bandeira é dividida ao meio por duas listras horizontais: vermelha, acima, e preta, abaixo. O emblema amarelo centralizado possui uma estrela com cinco pontas que significa socialismo, metade de uma roda dentada, simbolizando a indústria, e uma catana, lembrando a agricultura.
Maior cidade: Luanda
Área: 1.246.700 km²Coordenadas: 12º30’ S,18º30’E
Fronteiras: República Democrática do Congo, Zâmbia, Namíbia e Oceano Atlântico
Histórico: Angola continua se reconstruindo após uma guerra civil de 27 anos que chegou ao fim em 2002. Aproximadamente, 1,5 milhões de pessoas morreram durante essa guerra brutal, que dividiu o país e deslocou 4 milhões de pessoas. Por volta de 1800, após a decadência do comércio de escravos, os colonos portugueses passaram a plantar milho, cana-de-açúcar e tabaco em Angola. A maioria dos angolanos vive em áreas rurais e trabalha em fazendas.
Dados populacionais
População: 12.531.357 (2008)
Taxa de natalidade: 44,09 nascimentos por 1.000 habitantes (2008)
Taxa de mortalidade: 24,44 mortes por 1.000 habitantes (2008)
Grupos étnicos: ovimbundu (37%), kimbundu (25%), bakongo (13%), mestiço – mistura de europeu e africano nativo (2%), europeu (1%), outros (22%)
Principais religiões: crenças nativas (47%), católica romana (38%), protestante (15%)
Línguas: português, bantu e outras línguas africanas
Alfabetização: 67,4% (2001)

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): 0,446 (2005). Posição no ranking: 162° de 177 países.
Economia e meio ambiente
A agricultura é a fonte de recursos para a maioria dos angolanos – embora a mineração e a manufatura tenham se tornado importantes nos últimos anos. A China concedeu ao governo angolano uma linha de crédito de US$7 bilhões para a reconstrução da infra-estrutura pública, bastante prejudicada durante a guerra civil.

Indústrias: petróleo, diamante, minério de ferro, fosfato, feldspato, bauxita, urânio e ouro; cimento; produtos básicos de metal; produtos pesqueiros; produtos alimentícios, produção de cerveja, fumo, açúcar; têxteis; manutenção de navios.
Taxa de desemprego: amplo desemprego e subemprego que afetam mais da metade da população (2001)
População abaixo da linha da pobreza: 70% (2001)
Exportação: petróleo bruto, diamante, derivados do petróleo refinado, gás, café, sisal, peixe e produtos pesqueiros, madeira, algodão.
Importação: máquinas e equipamentos elétricos, veículos e peças de reposição; medicamentos, alimentos, têxteis, produtos militares.
Governo
Tipo: república; regime presidencial multipartidário
Sistema legal: baseia-se no sistema de direito civil e consuetudinário português. Foi modificado para se adequar ao pluralismo político e ao uso elevado do livre mercado. Não aceitou a jurisdição obrigatória do Tribunal Internacional de Justiça.
Feriado nacional: Dia da Independência (11 de novembro de 1975).
Constituição: assinada em 25 de agosto de 1992.

Geografia e turismo
Localização: sudoeste da África
Clima: moderado no norte com temperatura média de 15ºC a 21ºC, com uma estação fria e seca de maio a outubro, e uma estação quente e chuvosa de novembro a abril; semi-árido no sul e ao longo da costa até Luanda; interior mais quente.
Atrações principais: Parque Nacional de Kwando, Parque Nacional de Cangandala, praias da Ilha do Cabo, Mussulo, Palmeirinhas, Corimba e Santiago, cachoeiras e grandes rios
Vacinas: febre amarela, hepatite A ou imunoglobulina (IG), hepatite B, febre tifóide, raiva e poliomielite
Moeda: kwanza
Página Oficial da Embaixada de Angola em Lisboa:
http://www.angola-portal.ao
Ministério das Relações Exteriores:
 
 
comentários Postar um comentário